Publicado em

Brindemos

Quando falam de coquetel, você lembra de liquidificador? Então reveja seus conceitos. Originados na idade média, quando a intenção era tornar menos desagradável o sabor das rudimentares bebidas da época, somente por volta de 1850 o nome “cocktail” apareceu e tem sua origem atribuída a vários personagens e situações que vão desde penas do rabo de galos (cocktails em inglês) usadas para mexer ou decorar as bebidas, até um drink delicioso, preparado por uma mexicana linda de nome Coct. Especulações a parte, o fato é que seja para estimular o apetite, o animo, como digestivo, ou apenas para refrescar e divertir, o coquetel é uma excelente pedida. Os verdadeiros coquetéis estão em toda parte e a cada dia novas combinações são criadas e novos e interessantes drinks vão surgindo ou voltando com novas roupagens. A mixologia, técnica que levou o coquetel pra dentro do laboratório, abriu um leque de situações sem limites que vão desde bebidas em pasta até vodka em pastilhas ou caviar.

E pra cumprir sua missão, além de agradável o coquetel precisa ter apresentação, charme. Vender um coquetel é acima de tudo sedução. Ela começa no preparo e estende-se até uma impecável apresentação final. Um rosto bonito ajuda muito. Tom Cruise arrancou suspiros das mulheres em Cocktail (filme – 1988). Barmans e barwomans ficam mais sexy’s preparando coquetéis ou estes parecem mais gostosos preparados por bartenders charmosos? Você decide. Na televisão, as descoladas Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha da badalada série de TV americana e filmes “Sex and the City” tornaram famoso e popular, o antigo Cosmopolitan. Na série, as protagonistas viam-se nos bares da Big Apple discutindo seus conturbados relacionamentos ao sabor do delicioso drink. Carrie,  vivida por Sarah Jessica Parker, em determinado episódio, diz que o drink é a única solução para dar um fim digno ao seu conturbado dia.

Então, com ou sem álcool, da próxima vez que for a uma festa ou um barzinho, arrisque-se. Você não vai se arrepender. Para os que quiserem começar em casa deixo a idéia do nova-iorquino Cosmopolitan. 40 ml de suco de cranberry, 50 ml de vodca, 20 ml de licor de laranja (Cointreau), 10 ml de suco de limão, 6 a 8 usos de gelo e uma tirinha de casca de laranja ou limão para decorar. Bata delicadamente todos os ingredientes (menos a decoração) numa coqueteleira. Transfira a bebida para um copo de short drink previamente gelado. Dobre a casca de laranja, coloque-a dentro do drinque ou na lateral do copo e sirva.

(Texto que deu origem a coluna homônima)